Pular para o conteúdo principal

Sistema operacional de computador

Alguns O.S populares no mundo
Hoje em dia todos nós usamos direto ou indiretamente sistema operacionais de computador, quando você acessa o seu smartphone ou liga seu computador até mesmo carros, em grande parte desses sistemas, um usuário requisita ao computador a execução de uma determinado aplicação e por sua vez o O.S gerencia o software e o hardware para reproduzir o resultado do comando desejado. Mas o que é e o que faz o sistema operacional de computador? continue lendo e entenda melhor.
Sistema Operacional ou apenas O.S é um software ou melhor um conjunto de softwares junto a um núcleo ou kernel, que por sua vez é um controlador de hardware, por tanto o sistema operacional é um gerenciador de outros softwares e o harware, e por meio da interface gráfica com auxilio de um teclado e mouse ou touch screen o usuário pode estar operando o OS, e em determinadas aplicações usuários mais avançados usa o modo de texto apenas com teclado.
 Interface de texto:
Esse é um exemplo de interface de texto muito utilizada em servidores com sistema Ubuntu e outros com kernel linux, normalmente por meio de um teclado.
Interface gráfica:
Este é um exemplo de interface gráfica, essa em questão é do sistema operacional Ubuntu, utilizada por usuários básicos de computador, normalmente bem simples e fácil de usar por qualquer pessoa por meio de um mouse, teclado ou touch screen.

Com um pouco mais de detalhes, entenda o sistema operacional é composto por partes ou módulos, cada um com sua função, como se fossem partes de um cérebro, cada parte manda em um pedaço do corpo.
 
Assim é o sistema operacional cada pedaço dele, executa uma tarefa essencial para o funcionamento de todos os outros, sendo o principal entre esses componente o núcleo ou “sistema nervoso central” do O.S.
 Gerencia do processador:
Controla a distribuição da capacidade de processamento ou uso do CPU, de forma justa entre cada processo executado. Lembrando que algumas aplicações demandam mais capacidade de processamento que outras.
Gerencia de memória:
Fornece a cada aplicação um espaço próprio e isolado de outras aplicações, também controla o uso do disco como uma memória complementa (Swap).
Gerencia de dispositivos:
Controla dispositivos de entrada e saída, criando um tipo de porta única para cada dispositivo, como exemplo: Hd, Pendrive, Teclados e mouses etc.
Gerencia de arquivos:
Feita usando parte das funções de gerencia de dispositivos ela é responsável por criar separações dentro do disco para arquivos e diretórios.
Gerencia de proteção: 
Regras para o controle de acesso nos O.S. Permitindo a criação de usuários e grupo de usuários predefinido o que cada um ou não executar no sistema, (esta função esta presente na grande maioria dos sistemas operacionais de computador).
Interface gráfica: 
Muitos O.S vem com essa parte, principalmente os desenvolvidos para desktop, pois a interação com o usuário é necessária, neste caso o sistema vem como um gerenciador de janelas e todo um aparato gráfico com botões etc.. onde são utilizando com mouse teclado ou telas sensíveis ao toque.
Suporte de rede: 
conexão com a internet é extremamente necessário hoje em dia, por tanto a em segundo plano um gerenciamento da mesma para que possa ser usada por meio de dispositivos físicos como placas de rede e modens.
Outro suportes: 
Essas são mais variados, já que existem sistemas direcionados a varias coisas, existem o que são feitos para operar uma montadora de carros e aquele que usa no seu computador em casa ou smartphone, cada um com uma exigência de hardware especifica.
A muitos sistemas operacionais cada um com suas características, podendo ter um que tenha mais ou menos pedaços e gerenciadores, dependendo do que ele foi feito para operar.
Espero que tenha sanado suas dúvidas, se tiver um questionamento ou achou um erro deixe nos comentários. Obrigado!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guia de instalação OS Linux Lite 3.8

Este guia para instalar de forma simples e rápida o Linux Lite 3.8 desenvolvido para ser direto e fácil, porém antes de começarmos a segui-lo é necessário verificar algumas coisas antes, e não se preocupe se estiver instalando uma versão um pouco mais antiga este guia é bem detalhado e o gerenciador de instalação entre as últimas versões do Linux Lite são extremamente semelhantes. Primeiros passo: Antes de começarmos a instalar o Linux Lite, verifique as configurações da BIOS do seu computador, coloque para que ao iniciar seja reconhecido a mídia de instalação que você escolheu PENDRIVE ou DVD, assim que tiver feito isso e salvado reinicie o seu computador com a mídia inserida. Passo 01: Assim que o computador reconhecer a mídia de instalação vai carregar estas opções, porém aguarde a contagem automática que ele ira iniciar em modo live. Passo 02: Assim que o espaço de trabalho em modo live for carregado,feche a janela que se abrirá, e clique com botão direito do mouse em I...

CANON PIXMA MG3010 no UBUNTU&Derivados+Android

Este tutorial apresenta uma técnica para configurar e instalar a sua multifuncional CANON via WIFI e USB, não é algo oficial que funcione em todas, porém na minha que é o modelo do titulo funcionou, então fique atento, pois é bastante simples. Obs: Usuários de sistemas derivados do Radhat também podem estar usando este tutorial como base para realizar a instalação exemplo: o Fedora com XFCE, ou Gnome a instalação funciona semelhante. VIA USB Primeiro a forma mais fácil via USB, conecte sua CANON pelo cabo usb e baixe os pacotes abaixo listados, que serão necessários tanto para a instalação via usb e via wifi, baixe conforme seu sistema 32bts ou 64 bts, .deb para derivados Debian nesse caso o Ubuntu e .rpm para derivados RedHat como exemplo: Fedora. Controlador de impressão .deb baixe aqui Controlador de scanner .deb baixe aqui Controlador de impressão .rpm baixe aqui Controlador de scanner .rpm baixe aqui Selecione o pacote baixado e descompacte, abra a pasta já desco...

Guia de instalação do Slitaz OS 5.0

Este guia de como  instalar o Slitaz Linux 5.0 Rolling OS, mas antes temos que tomar algumas ações, prestem bastante atenção em todo o processo para que funcione sem falhas. Primeiro passo Para podermos instalar o slitaz, verifique se seu computador está configurado  para reconhecer a mídia de instalação escolhida (pendriver ou CD), após isso reinicie já com a mídia inserida. 01 Parte: Selecione utilizando as setas do teclado o idioma de sua preferência. Tela de seleção de idioma . 02 Passo: Com as setinhas de teclado selecione qual modo de inicialização você prefere, porém neste guia vamos usar o modo SliTaz Live, selecione e aperte enter e aguarde. Tela de seleção de modo de inicialização. 03 Passo:  Assim que o espaço de trabalho aparecer vá na parte superior: (Aplicativos >> Sistemas>> Instalador do SliTaz). Menu Aplicativos na ária de Trabalho. 04 Passo: Clique e na janela que abrir pedindo senha e digite: root, aperte...